quinta-feira, 2 de março de 2017

Estudo Bíblico Aos Hebreus (Capítulo 4)



"Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram...
Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia..."
(Hebreus 4:2, 11a)

Aqui vemos uma questão muito séria que é a palavra do Senhor não ter proveito em nós por não ser acompanhada pela fé.

Hebreus 3:12 nos adverte: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo". Um coração que não crê aos olhos de Deus é um coração perverso, e essa condição do coração nos afasta do Deus vivo.

O versículo 11 diz para esforçar-nos por entrar naquele descanso. Que paradoxo! Esforçar-se e entrar no descanso.

A palavra grega usada aqui para Esforçar-se é Spoudazo que significa ter pressa, empenhar-se, ser zeloso, diligente, exercitar-se e esforçar-se ao máximo.

Em Gêneses 1:31-2:3, nos diz que Deus viu tudo que havia feito, e que era muito bom. Então Ele descansou no sétimo dia, isto é, no sábado. Deus descansou pois havia concluído Sua obra de criação.

Em João 5:16-17 diz que "os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."

No sábado o Senhor Jesus curou um homem enfermo há 38 anos, que esperava que alguém o colocasse no tanque de Betesda, quando um anjo agitasse as águas (João 5:1-18). Apesar deste milagre, os religiosos quando viram aquele homem curado o repreenderam por carregar seu leito no sábado.

Em João capítulo 9, também em um sábado, o Senhor curou um cego de nascença, fazendo lodo com saliva e terra, colocando sobre seus olhos e mandando-o lavar-se no tanque de Siloé. Novamente os religiosos não aceitaram que este homem fosse curado de sua cegueira em um sábado e disseram sobre Jesus: "...este homem não é de Deus, porque não guarda o sábado." (v.16)

Em Mateus 12, há o relato dos discípulos do Senhor que em um sábado, estando com fome colheram espigas e comeram. Mais uma vez os religiosos preocupados com a tradição, disseram que eles faziam o que não era lícito. O Senhor lhes respondeu com o exemplo de Davi que quando teve fome, entrou na casa de Deus e comeu dos pães da proposição.
O Senhor lhes disse que Ele era maior que o templo e também que era Senhor do sábado (vs.1-8).

Depois, no mesmo sábado, entrando em uma sinagoga, encontrou um homem de mão ressequida, e antes de cura-lo os judeus perguntaram ao Senhor se era lícito curar no sábado. O Senhor lhes respondeu que era lícito fazer o bem no sábado e o curou.

Interessante que em Sua morte na cruz as últimas palavras do Senhor Jesus antes de suspirar Seu último fôlego foram: "Está consumado". Ele completou toda Sua obra de redenção.

Mas antes de ressuscitar, permaneceu no túmulo durante todo o dia do sábado. O que Ele fez naquele dia? Descansou?

A palavra nos diz que Ele foi à região da morte, pregou aos espíritos em prisão, destruiu aquele que tem o poder da morte, e depois ressuscitou rompendo os grilhões da morte e levou cativo o cativeiro.

Depois de ressuscitar manifestou-se por 40 dias a Seus discípulos falando-lhes acerca do reino. Depois ascendeu aos céus e assentou-se exaltado a destra do Pai como nosso Grande Sumo Sacerdote e intercede por nós.

Veja que o descanso veio depois de ser consumada toda uma obra.

E nós? Hoje estamos em nossa jornada cristã, buscando conhecer a Cristo e que Ele seja formado em nós e como Sua igreja, Seu Corpo, ser vaso para ser enchida por Ele e levar todas as coisas ao Seu encabeçamento.

Em Lucas 11:9 o Senhor nos disse: " Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."

Irmãos, vamos hoje pedir mais da revelação de Cristo, e buscar incessantemente e isto será aberto para nós.

"Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (2 Pedro 1:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário