Gêneses 4; Hebreus 11:4
Se tomarmos
a história do jardim de Éden em seu conjunto, veremos nela um todo no mais
pleno sentido, e um sucinto, mas completo quadro dos caminhos de Deus. O homem
posto sob responsabilidade, e inclusive sob a lei, foi pecaminoso, e mostrou
ser um verdadeiro pecador; e foi jogado fora do lugar de residência, onde Deus
o visitava para ter comunhão com Ele. Mas Deus não o enviou fora para começar
um novo mundo longe Dele mesmo sem dar o mais pleno testemunho à soberana graça
que fez frente ao mal. A nudez do homem era a expressão da inocência que se
perdeu. A vergonha e a culpa, e um temor culpável da presença de Deus,
constituíam agora o estado do homem: Deus em sua soberana graça resolveu isto.
Vestiu ao Adão com aquilo que proveio da morte, e Seus olhos tinham Sua própria
obra ante Ele. Isto não dizia que o homem estivesse nu em si mesmo, mas sim que
o próprio Deus, havendo tomando conhecimento disso em graça, havia coberto sua
nudez. O presente estado foi perfeita e plenamente provido, e o poder do mal
julgado no futuro. Daqui em diante o poder da semente da serpente seria destruído.
Mas o homem, jogado fora assim de diante de Deus, com a inocência perdida,
começou um novo mundo, e então surgiu necessariamente a pergunta: «Pode ter o
homem algo que dizer a Deus?; e como?» Agora bem, é claro que se Deus obrou no
homem, Ele não podia nem por um momento ser indiferente ao que tinha
acontecido; e mais claro ainda é o fato de que Deus não podia ser indiferente
ao estado do mal que tinha levado ao homem onde se encontrava agora, e que foi
expresso pelo que ele era em pecado e longe de Deus. Aquilo que era o triste
resultado para o homem, Deus o viu como o mal estado nele. A expulsão do
paraíso pôs ao homem em uma via judicial fora daquele lugar, embora não de
maneira irrecuperável. Ele estava ali moralmente, e surgiu a pergunta: «Podia aproximar-se
de Deus?» Em realidade, agora não podia, enquanto for insensível ao estado no
qual tinha entrado; em este permaneceria ainda tão afastado de Deus como
sempre, e Deus, em Seu governo e testemunho públicos, não podia dar testemunho
de receber ao homem nesse estado. E esta é a nova plataforma sobre a que se
acham Caim e Abel: a de uma aproximação a Deus achando-se em um estado que foi
o resultado da expulsão de Sua presença. Aproximamo-nos de Deus como se nada
tivesse passado, em relação com as circunstâncias e os deveres cotidianos do
lugar no qual entramos, ou, em troca, conscientes da pecaminosidade deste
estado, conscientes de nossa queda, e elevando nossos olhares a Deus em nossas
consciências como aqueles que as adquirimos pelo pecado? Todo cristão sabe. E
note-se bem aqui, que não se trata de pecado cometido, mas sim da consciência
de nossa verdadeira condição diante de Deus. Caim vai a Deus com o fruto de seu
esforçado trabalho (o homem tinha sido enviado para cultivar a terra). Tal é o
verdadeiro estado prático do homem jogado fora. No Abel, em troca, a fé tinha
suas percepções. O pecado tinha entrado, e, pelo pecado, a morte; e a fé o
reconhecia. “Agora, na consumação dos séculos, apresentou-se uma vez para
sempre pelo sacrifício de si mesmo para tirar do meio o pecado” (Hebreus 9:26).
Isto não era a purificação dos pecados atuais cometidos pelo indivíduo. Destes
se fala imediatamente depois como um tema à parte e distinto, que adiciona o
julgamento, mas um julgamento já pronunciado para aqueles que olham a Ele como
Aquele que levou nossos pecados, Aquele que veio a ser Ele mesmo o Juiz
(Hebreus 9:26-28). Temos quatro mundos, por assim dizê-lo, neste aspecto: 1. O
Jardim de Éden 2. Um mundo já não mais inocente, a não ser um homem afastado de
Deus e jogado fora para um lugar onde o pecado e Satanás reinam. 3. Um mundo no
qual Cristo reina em justiça, e 4. Os novos céus e a nova terra, onde mora a
justiça. Temos um mundo inocente (que agora já passou) onde o homem foi provado
sem o mal nele pela simples obediência. O mundo final, baseado na justiça, que
nunca muda em sua natureza, e que não pode muda em sua estabilidade moral Mas
logo que o pecado tinha entrado e caracterizado o mundo e o estado do homem, os
termos sobre os quais o homem podia estar com Deus deviam ser mudados, por
quanto Deus não podia mudar. O fato de que um Deus santo e uma criação
pecaminosa tivessem que estar nos mesmos termos, como se esta fosse inocente,
simplesmente não podia ser. A livre e feliz comunhão seria impossível. Podia
haver um clamor por graça de parte do homem (uma provocação pelo terreno sobre
o qual o homem se achava), mas não uma livre relação. Que Deus seja amor, não
altera este fato. Seu amor é um amor santo, pois Ele é luz; mas “os homens
amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más” (João 3:19).
Admito e acredito que o livre e soberano amor de Deus originado por si mesmo,
constitui a fonte de todo nosso gozo, esperanças e bênçãos, eternas e infinitas
como o são. Mas Deus exerce esse amor mediante a introdução de um Mediador na
morte: não aqui mediante o derramamento de sangue para pagar a culpa, mas sim
na perfeita entrega de Si mesmo a Deus no que era a morte, como tal, e o fruto
do pecado. Ofereceu-se a gordura (Gênese 4:4) assim como o sangue, mas não
oferecida como tal para perdão, mas sim para aceitação em Outro, o qual se deu
a si mesmo completamente a Deus na morte, a qual tinha entrado. E advirta-se
que as almas podiam aproximar-se de Deus: cada qual vinha com sua oferenda.
Caim veio como se nada tivesse passado, e tanto assim trouxe para Deus como
oferenda o que era sinal do estado arruinado no qual tinha entrado, mas que ele
não reconhecia como de ruína. Não havia fé nisso. Em Abel sim a havia. Ele
ofereceu pela fé? A qual reconhecia que a morte tinha entrado pelo pecado? Mas
que Outro se deu a Si mesmo por ele, uma oferenda feita por fogo de aroma
grato. Porque há duas coisas: “Ao que nos amou, e nos lavou de nossos pecados”
(Apocalipse 1:5) e “Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, oferenda
e sacrifício a Deus em aroma suave” (Efésios 5:2). A primeira tinha que
purificar os pecados precedentes; a outra assinalava o valor e a preciosidade
daquele em quem somos aceitos, “aceitos no Amado” (Efésios 1:6). Agora bem,
tratava-se de uma questão de aceitação ao vir diante de Deus; e Deus não
aceitou ao Caim. Ele aceitou ao Abel; mas o testemunho foi dado de seus dons.
Abel foi aceito, mas o testemunho de Deus era em relação ao que ele trouxe: a
vida de outro em todas suas energias e perfeição entregue a Deus na morte.
Outra coisa devemos observar aqui: não se tratava de Deus que apresentava algo
ao pecador. Isso era uma “propiciação (??????????) por meio da fé em seu
sangue” (Romanos 3:25). Aqui se trata do Abel que se apresenta a si mesmo a
Deus, mas vindo mediante a aceitação e perfeição de Outro que se deu a si mesmo
por ele. E isto é propiciação. Agora, dizer que Deus podia receber a um pecador
tal como se recebesse a uma pessoa inocente, equivale a dizer que Deus é
indiferente ao bem e ao mal. E advirta-se aqui que não se fez uma diferença
conforme a uma mudança interior que os olhos de Deus tenham visto (embora sim
havia tal mudança, pois a fé estava operando no coração de Abel), mas sim uma
estimativa judicial de parte de Deus, dos dons que Abel trouxe, de Cristo em
figura, de Cristo devotado em sacrifício; e para isto temos a expressa
autoridade da Epístola aos Hebreus. tratava-se de um sacrifício propiciatório
como fundamento da aceitação diante de Deus; do contrário, faltaria toda a base
da posição de um mundo caído, toda a base moral da preferência de Abel ao Caim.
Admite-se que o amor, o amor que elege, pode ter estado ali; mas o fundamento
da aceitação, tal como a Escritura o declara (veja-se Hebreus 11) faltaria se o
sacrifício propiciatório não fosse aceito. Para ganhar a justiça segura diante
de Deus, e para a aceitação do crente, conforme ao valor que é em Cristo, Ele
se ofereceu a si mesmo absolutamente sem mancha para glória de Deus. “Agora é
glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado
nele, Deus também lhe glorificará em si mesmo, e em seguida lhe glorificará”
(João 13:31-32). A fé acreditou nisto então, e achou-se fruto. Abel foi aceito,
e foi distintivamente sobre a base do que trouxe, de sua oferta. Caim não
trouxe nenhuma dessas oferendas; ele tinha que ser aceito em si mesmo somente,
e não foi. A fé olhe a este sacrifício, e encontra aceitação e bênção conforme
ao valor de Cristo aos olhos de Deus. Só queria adicionar agora que Deus deu a
Cristo para este fim. Ele “enviou a seu Filho em propiciação por nossos
pecados” (1.ª João 4:10). Nisso está a obra do amor que se gera a si mesmo, mas
a obra efetiva do sofrimento consiste em levar a cabo em justiça esse amor.
Deus não permita que debilitemos a confiança no amor do Pai. “que permanece em
amor, permanece em Deus, e Deus nele.” “E nós temos conhecido e cremos no amor
que Deus tem para conosco” (1.ª João 4:16). É, pois, certo que Abel? Estando o
homem caído? Procurou o rosto de Deus e sua aceitação diante Dele mediante um
sacrifício, de cujo valor Deus deu testemunho, “pelo qual alcançou testemunho
de que era justo” (Hebreus 11:4). Foi um sacrifício que reconheceu que a morte
tinha entrado, mas que, como foi apresentado, levava o caráter daquele que se
ofereceu a si mesmo para glória de Deus. Não estavam em tela de juízo os
pecados atuais, a não ser o estado do homem e sua aceitação diante de Deus
sobre a base da morte mediatória, na qual a própria glória de Deus somente foi
procurada por parte do homem em obediência, e na qual o dom mais elevado da
graça resplandeceu por parte de Deus em amor. Mas aqui, em direta relação com
nosso tema, há outro ponto, menos abstrato, possivelmente mais estreito quanto
a seus resultados, mas que trata mais diretamente com a consciência, e daí sua
necessidade atual. Se um homem crê de coração (ou seja, convencido de sua
culpa) no Senhor Jesus Cristo, não virá a julgamento; sabe que é perdoado e
justificado, que tem paz com Deus, e se regozija na esperança de Sua glória, e
confia em Deus para todo seu caminho até o fim. “Bem-aventurado o homem a quem
Jehová não culpa de iniquidade” (Salmo 32:2): não que não tenha cometido
nenhuma, mas sim que foi levada por Outro. Outro foi substituído em seu lugar
por graça, O qual tomou o cargo da culpa sobre si mesmo, “quem levou ele mesmo
nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro” (1.ª Pedro 2:24). Não se trata
aqui da base sobre a qual se acha o gênero humano diante de Deus, como no caso
do Abel, e que, como princípio geral, reconhece toda a verdade; mas sim de
pecados atuais cometidos, com os quais tratou e os quais tirou da presença de
Deus Aquele que foi “moído por nossos pecados; o castigo de nossa paz foi sobre
ele, e por sua chaga fomos nós curados” (Isaías 53:5). Pois bem, isto, chame-o
pela palavra que lhe agrade, era Uma pessoa posta no lugar de outra, e que logo
depois dessa maneira toma os pecados e suas consequências sobre Si mesmo para
que estes não recaiam no mínimo sobre a pessoa, que era ela a culpada, em juízo
ou em consequências penais. Mas eles sim recaem sobre todos aqueles que não se
acham sob este beneficio de substituição, e com os tais Deus entra em juízo a
respeito deles. Pois do povo de Deus será dito: “Como agora”, não o que os
homens têm feito, mas sim “O que tem feito Deus!” (Números 23:21-23). A
substituição, pois, é uma verdade que a Escritura ensina com máxima certeza;
quer dizer, uma pessoa assumindo o lugar de outra, Cristo levando os pecados do
indivíduo em Seu próprio corpo sobre o madeiro, sendo moído por eles em lugar
do culpado, o qual é curado pelas chagas que Cristo recebeu. Pois “todos nos
desencaminhamos como ovelhas, cada qual se apartou por seu caminho; mas Jeová
carregou nele o pecado de todos nós” (Isaías 53:6).
NOTAS
Extraído do site
http://www.verdadespreciosas.com.ar/ e traduzido para o Português pelos irmãos
da cidade de Alegrete-RS
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