segunda-feira, 27 de julho de 2015

"EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE"



“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25)

Uma das glórias do cristianismo é a certeza infundida pelo Espírito Santo na vida dos salvos, e que tem seu fundamento no evangelho. “Se o sacerdócio de todos os crentes é o primeiro fruto da justificação, a certeza é o segundo”. Aquele que está convicto no que crê e crê no que está convicto, descansa naquele que sustenta a sua convicção. A incerteza é característica dos apóstatas; a certeza, patrimônio dos fiéis. A incerteza implica em apostasia; a certeza produz perseverança. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. (Hb 10:39) “A certeza é o fruto que brota da raiz da fé”. Não pode haver consolo, segurança e esperança para aqueles que vivem na incerteza de seus caminhos, apoiando-se em seus próprios entendimentos. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Pv 3:5-6)

Apesar das aflições e adversidades que sobrevêm aos santos de Deus, eles possuem a convicção de que há um Redentor ressurreto dentre os mortos, e que tem em Sua soberania o controle do universo, permitindo ou decretando todos os acontecimentos que envolvem a tudo e a todos, e que afinal redundará em glória ao nome do SENHOR. “Deus é Lei para Si mesmo e...não tem nenhuma obrigação de prestar contas de suas atitudes a quem quer que seja”. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? (Dn 4:35)

O SENHOR é soberano e exerce o pleno controle sobre todas as coisas, e faz com que todos se curvem, seja por sua palavra, por suas obras, por suas misericórdias ou por seus juízos. “Há muitas coisas que o mundo chama decepção, mas não existe tal palavra no dicionário da fé genuína. O que para os outros são decepções, para os que confiam são indicações do caminho de Deus”. No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada. (SL 115:3) “O que Deus pretende Ele decreta; o que permite, já previu”. A convicção de que há um Deus soberano, que governa terra e céus, promove um estado de quietude, mesmo diante das adversidades da vida, e resulta em louvor e adoração Àquele que tem tudo a Seu dispor e age fortemente em favor dos Seus santos.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. (Hc 3:17-19) “O mundo inteiro está ordenado e organizado de forma que tudo vá ao encontro das necessidades do povo de Deus”. A experiência de Jó nos toca. Diante das aflições em que fora comprometido - segundo a providência divina -, ele ponderou que não haveria qualquer consolo ou esperança a não ser no Redentor vivo, confiando que Ele haveria de emancipá-lo de sua condição, pela manifestação de Sua vinda, pelo que expressou-se: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19:25)

“A certeza é a glória em botão; é a periferia do paraíso”. A experiência do apóstolo Paulo também nos fala ao coração. Ele encontrava-se preso (em Roma, inferidamente), havia passado por várias provações e necessidades, no entanto, a sua confiança no Senhor ressuscitado promovia-lhe a certeza inabalável de que jamais seria desamparado por Aquele que o amava e vivia sempre para interceder por ele. “A certeza torna mais leves as grandes aflições, mais breves as longas e mais suaves as amargas”. Assim Paulo pode expressar-se confiantemente: Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (II Tm 1:12) “O Espírito Santo não é cético, e as coisas que Ele grava em nosso coração não são dúvidas ou opiniões, mas afirmações - mais seguras e mais dignas de confiança do que o próprio sentido ou a vida”.

Jesus Cristo é o grande Pastor daqueles que Nele crêem, por isso Ele mesmo os guia, livra, corrige e sustenta com seu cajado de amor e o cetro do Seu poder. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre. (Sl 23) “Se você tem o Pastor, você possui graça para cada pecado, direção para cada curva, luz para cada canto, e uma âncora para cada tempestade.

Você tem tudo o que precisa”. O Senhor é fiel e prometeu estar com Seu povo todos os dias até a consumação dos séculos. (Mt 28:20) Conta-se que em 1989, o terremoto que estremeceu a Armênia durou apenas 4 minutos, tempo suficiente para arrasar a nação, matando 30 mil pessoas. Logo que cessou o tremor de terra, um pai correu para a escola primária, a fim de resgatar o seu filho. Para sua surpresa, o prédio desabara, nivelando-se ao solo. Observando aquele monte de tijolos, pedras e ferros retorcidos, lembrou-se da promessa que fizera ao filho: “Aconteça o que acontecer, estarei sempre perto de você”. Impulsionado pelo que dissera, localizou a área onde ficava a sala de aula e começou a remover os escombros. Vários pais chegaram, chorando pelos seus filhos.

“Tarde demais”, diziam: “Eles estão mortos, nada mais pode ser feito”. Até mesmo a polícia o desencorajou a prosseguir. Mas o pai prosseguiu na busca. Escavou oito, dezesseis, trinta e duas, trinta e seis horas. As mãos sangraram, ficou exausto, mas não desistiu. Finalmente, depois de trinta e oito horas exaustivas de trabalho, ele afastou uma grande viga de concreto e começou a chamar por seu filho. –Arman! Arman! Do meio dos escombros seu filho respondeu: -Papai, estou aqui! O menino acrescentou uma frase que soou aos ouvidos do pai como a mais preciosa de todas. – Eu falei aos outros meninos que não se preocupassem. Falei-lhes que se você estivesse vivo, você viria me salvar e que depois que eu fosse encontrado, eles também seriam salvos.

Você havia prometido para mim: “Aconteça o que acontecer estarei sempre perto de você”. Amados, nosso SENHOR nos prometeu: Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador... (Is 43:2-3ª ) Martinho Lutero costumava dizer que “Deus não pode abandonar aqueles que confiam Nele”. Jesus Cristo é o SENHOR soberano que morreu, mas ressuscitou, e está sentado à direita da Majestade nas alturas e intercede por nós. Ele mesmo está cuidando e cuidará até ao fim de cada detalhe concernente à salvação do Seu povo, a fim de recebê-los a Si mesmo santos, inculpáveis e irrepreensíveis para a Sua glória.

“Minha fé não tem leito em que possa dormir, a não ser na Onipotência”. Irmãos e irmãs, a doutrina da soberania de Deus transforma as adversidades. Alguém já disse que “cada crise pode representar a hora em que Deus dá início a novas dimensões em nossas vidas”. Não poderemos gozar de descanso na vida, a não ser que creiamos realmente que o SENHOR está envolvido em tudo de bom ou de mal que nos cercam, e reina soberanamente sobre todas as circunstâncias. Ele não é indiferente com o que se passa pelo mundo. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. (Pv 15:3)

O pregador do Reino Unido Martyn Lloyd-Jones, em 1954 expressou-se o seguinte quanto a isto: “Numa época como esta, não sei de nenhuma outra coisa que seja mais consoladora e que dê mais segurança do que saber que o SENHOR continua reinando, que Ele continua sendo o soberano SENHOR do universo, e que, apesar de que, “Se amotinam as gentes, e os povos imaginam coisas vãs”, Ele estabeleceu o seu Filho sobre o Seu santo monte de Sião. (Sl 2). Virá o dia em que todos os Seus inimigos lamberão o pó, virão a ser o estrado dos Seus pés e serão humilhados diante dEle, e Cristo será “tudo em todos”.

O SENHOR JEOVÁ É BOM, e faz com que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que o amam e foram chamados segundo o Seu propósito. Um certo pensador expressou-se assim: “Muitos vivem se queixando de que as rosas têm espinhos; eu prefiro ser grato pelos espinhos terem as rosas”. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Rm 8:28-29) Mesmo diante das grandes catástrofes terrenas, mesmo diante da multiplicação dos males, mesmo diante das piores crises mundiais; o SENHOR reina soberanamente!

Aquele que comprou para Si o Seu povo, pagando o preço com Seu próprio sangue, Ele mesmo está comprometido em salvá-los integralmente; espírito, alma e corpo: hão de serem para a glória de Deus Pai. Irmãos e irmãs permitam-me enfatizar: não só o espírito e a alma do crente em Cristo serão salvos, como também o seu corpo, Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.(I Co 15:53) “Graças a Deus existe em nós vida ressurreta, e aguarda-nos uma manhã de ressurreição”. Os cristãos não tem uma tarde de sexta-feira sombria, mas uma manhã de domingo de ressurreição. “Enquanto Cristo for o nosso Mediador, todos os dias são perfeitamente iguais, e todos são o dia da salvação”. Na morte e ressurreição de Cristo ancoro toda a minha eternidade. Um irmão já disse: “Não julgue o Senhor por tua mente, porém, confia nEle por Sua graça.

Por trás de uma severa providência Ele oculta um semblante sorridente. Animai-vos, ó santos temerosos! As nuvens que temíveis vos parecem, ricas são de mercês, e irromperão em bênçãos derramadas sobre vós”. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 8:38-39) “Em Cristo, a Rocha sólida, estou firme; todo outro fundamento é areia movediça”. Cristo morreu! Cristo ressuscitou! Cristo voltará!... CRISTO VIVE!

Levi Cândido
______________________________________________________________________________

Os Textos acima com aspas e não nomeados são dos seguintes autores: John R. W. Stott ; Stephen Charnock; A.W.Pink ; J. A. Motyer; Thomas Brooks; Agostinho; Martinho Lutero ; Max Lucado ; Samuel Rutherford; J.J. Bonar ; A.W.Tozer

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS ATRAVÉS DOS BLOGS ABAIXO:





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário